Afinal, o que é Brainstorming?

Afinal, o que é Brainstorming?

Quantas e quantas palavras em outros idiomas foram adaptadas para o nosso dia a dia nas reuniões de trabalho, não é mesmo? Então, que tal saber mais sobre uma das que demonstram mais criatividade: ‘tempestade de ideias’?

Brainstorming, Job, Briefing, Branding, Case, Inbound Marketing, E-book, Newsletter, Webinar são algumas das palavras em outras línguas mais comuns para o mercado da Comunicação e Marketing no Brasil. Agora, você já imaginou que muitas delas servem para todos os nichos de mercado?

É o caso de Brainstorming ou, em sua tradução – inglês/ português, ‘tempestade de ideias’. Uma reunião de ideias, que é quando um grupo de pessoas estuda, monta análises, forma opiniões e reúnem-se para debater o que cada um construiu em sua mente.

Ou, em uma analogia, é como se estivéssemos montando um quebra-cabeças. Cada peça complementa uma mesma ideia, trazendo soluções para os problemas apresentados, motivando esta equipe a buscar sempre o melhor, gerando união e engajamento dentro de um trabalho específico.

Em uma agência de Propaganda/ Publicidade, por exemplo, pode ajudar demais na construção de uma marca de um novo cliente – definição de cores, logo, estratégias, papelaria, material digital e muito mais. Os colaboradores de diversos setores desta agência se reúnem após a pesquisa e estudo individual para começar a montar o tal quebra-cabeças e, assim, achar uma solução brilhante para esta empresa/ cliente.

Agora, você deve estar se perguntando: como trazer o Brainstorming para o meu negócio? Usaremos uma confecção de roupas femininas como exemplo.

A confecção possui uma equipe de costura, de atendimento em vendas, de criação de peças, SAC, financeiro. Cada departamento tem uma visão diferenciada de novas peças a serem produzidas para a coleção seguinte: a parte de costura sabe o tipo de tecido e quanto vai consumir em cada peça, os vendedores entendem o que mais é pedido na hora de efetivar cada negócio, a criação analisa o que está na moda, o SAC recebe sugestão e reclamação e precisa transformar em algo produtivo e o financeiro procura adequar os valores para atingir o maior número de consumidores.

Um Brainstorming com alguns integrantes de cada setor pode construir ideias que transformem a sua próxima coleção em matadora, arrasando todos os outros concorrentes, porque, durante a ‘tempestade de ideias’, foi composto o melhor de cada um, transformando no que é melhor de forma geral, global. Deu prá sacar? Esperamos ter ajudado a esclarecer melhor sobre Brainstorming. Caso você queira saber como a equipe da W3 pode auxiliar trazendo esta ‘tempestade de ideias’ para seus novos projetos, consulte nossa equipe de atendimento pelo

WhatsApp (11) 99269-2292.

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo