7 perguntas-chave

As 7 perguntas-chave de um briefing vencedor

Você consegue imaginar que, com apenas 7 perguntinhas, dá prá atender todos os anseios dos clientes de uma agência em um trabalho?

Nos textos jornalísticos, em sites e impressos, você já deve ter notado que as informações mais relevantes e imprescindíveis ficam logo no começo do texto, no primeiro e/ou segundo parágrafo. Esta técnica chama-se pirâmide invertida, em que o lead ‘responde’ ao essencial:  o que, quem, quando, como, onde e por que (?).

Nas empresas de Publicidade e Comunicação em geral, antes de começar um trabalho, seja um job ou de fee mensal, é preciso montar um bom briefing, ou seja, dar informações precisas para o cumprimento correto de uma tarefa.

E você consegue imaginar que em apenas 7 perguntinhas conseguimos montar um briefing vencedor? Em que o departamento de criação consegue entender e transmitir os desejos do cliente? Uau…

Aí, você deve estar se perguntando: quais são as 7 perguntas mágicas?

Nossos especialistas podem responder:

1 – Qual o objetivo do projeto?

Sim, é aqui que aconteceria o “lead” em matérias jornalísticas. Todos os detalhes de um trabalho de investigação podem ser respondidos logo de cara!

2 – Qual o orçamento para a realização do ‘projeto’?

Valores, sempre um assunto difícil de se falar, mas sem ele a proporção exata do projeto não existe.

3 – Qual o prazo para a confecção dos materiais na criação, revisão e entrega?

São datas diferentes. A confecção dos materiais pela equipe de criação é a parte 1, a revisão dos materiais pelo cliente é a parte 2 e a entrega dos arquivos finais para impressão, caso haja, é o ingrediente final da “receita prazo”

4 – Qual o nicho do mercado em que o cliente se enquadra e seus concorrentes?

Você sabia que uma pesquisa bem feita e com planejamento bem executado poupa tempo e caminha para o sucesso com mais facilidade? Se for uma loja física, por exemplo, conhecer o entorno e os concorrentes próximos é um ponto fortíssimo do briefing.

5 – O cliente já fez outro tipo de trabalhos?

Entender se o cliente já realizou outros trabalhos, tem logotipo, características, frequência, ajudam a conhecer a marca.

6 – Quais são os canais de Comunicação?

Conhecer seus canais de Comunicação dentro do cliente podem abrir portas… Saber com quem falar caso haja “um apuro”, tirar dúvidas, é sempre interessante. Conheça cada um deles e entenda o papel dentro da organização a que ele representa.

7 – O estilo deste trabalho é mais ‘aberto’ ou devemos seguir a tradição da marca?

Por último na listinha, mas não menos importante, é entender se o cliente é mais conservador ou inovador. O conservador gosta da linha que a empresa segue e rejeita mudanças. O inovador quer tentar, ver as diferenças, entender as mudanças, mesmo que, ao final, siga a linha tradicional.

E, aí, você costuma colaborar com o briefing de sua agência parceira??? Como assim você ainda não tem uma agência de Comunicação? Marque já um café com nosso atendimento e saiba quais as vantagens desta parceria (11) 99269-2292.

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