Já sabemos, antes mesmo de começar este texto, que você deve pensar que “é fácil se relacionar”, mas será que você sabe levar esta ‘facilidade’ para o Marketing de seu negócio?
Relacionamento… Acreditamos que todo mundo sabe o que é, mas e no Marketing, você consegue imaginar do que se trata?
Marketing de Relacionamento é uma ferramenta do Marketing moderno para atrair e fidelizar seu cliente. É uma forma de aproximar cada empresa de seu público, por meio de estratégias de satisfação e conhecimento das pessoas que deseja atingir e conquistar.
Agora, como fazer isso? Entender o que o cliente necessita e levar até ele de forma leve e ágil é um dos pontos cruciais. Para que isso aconteça, é necessário pesquisar com calma:
- E, regularmente, as novidades de seu setor;
- A concorrência direta (e até aquelas empresas de maior porte que, às vezes, imaginamos serem grandes demais para ter como concorrente);
- Por meio de enquetes, nas redes sociais, quais as necessidades tangentes de quem quer adquirir.
Após isto, comece a adequar seus produtos e/ou serviços para ficarem o mais próximo possível dos anseios do consumidor. As expectativas de cada pessoa são diferentes, então tente abrir seu leque para aprimorar o atendimento. Inclusive, arrisque-se! Crie pesquisas de satisfação bem detalhadas para entender os pontos positivos (e mantê-los!) e os negativos para alterá-los.
Outra dica valiosa é acompanhar, várias vezes ao dia, suas mídias sociais, e-mails, Google, WhatsApp para não deixar passar nenhum contato com os clientes. Responda sempre o mais depressa possível, educadamente, mesmo sendo críticas grosseiras e infundadas. Isso ajuda a gerar e nutrir novas vendas, já que mostra que você está totalmente disponível para sanar as dúvidas e resolver problemas.
Parou para pensar e percebeu que deixamos de falar “seu negócio” para falar “você” no parágrafo anterior, não é? Porque o Marketing de Relacionamento Humaniza as Marcas, ou seja, é por meio dele que o cliente descobre a carinha de quem põe a mão na massa, quem o atende no dia a dia (ou vai dizer que quando liga em um SAC prefere aquelas gravações?).
Prá encerrar, deixamos aqui uma reflexão:
Assim como o relacionamento entre duas pessoas, o Marketing de Relacionamento requer tempo e paciência para apresentar resultados concretos! Por isso, não desista!
Caso queira sugerir algum tema de Comunicação, Marketing, Publicidade que tenha vontade de saber mais, deixe uma mensagem aqui!