Curiosidades do mundão das mídias sociais.

Você que vive nas mídias sociais sabe o que significam algumas palavrinhas muito utilizadas?

Se pararmos para pensar, o mundo evoluiu tanto nos últimos 15 anos em termos de tecnologia que ficamos “loucos” só em pensar em todos estes avanços, não é?

Se você, assim como nós da W3 Comunicação Integrada, se preocupa em estar sempre conectado para participar de bate papo com os amigos, deve ficar ligadinho nos sites do setor para ter boa informação.

Pensando nisso, vamos ajudar em sua busca por novidades! No post de hoje, conheça algumas expressões muito utilizadas nas redes sociais (sim, a expressão ‘redes sociais’ é melhor vista no mercado do que ‘mídias sociais’, mas as duas estão corretas!) e que fazem a gente pensar “mas o que isso significa?”:

Algoritmo

Sequência de ‘fórmulas’ utilizadas para a resolução de um problema online. É usado constantemente em ferramentas do Google ou das redes sociais. Pode servir para segmentar um público-alvo, classificar posts, buscas de forma mais inteligente, etc.

Shippar

É usado quando alguém quer dizer que torce para que duas pessoas comecem um relacionamento, fiquem juntinhas. Pode ser colocado, por exemplo, em foto compartilhada por um amigo com uma outra pessoa (aí você vai lá e comenta com “shippei” ou até cria uma hashtag com partes dos nomes dos dois… Se você shippa um casal com os nomes Marcos e Beatriz, crie a hashtag #martriz ou #beacos, entendeu?).

Crush

Significa algo como “ter uma queda” por alguém. Seu crush é a pessoa que você gosta ou sente um amor platônico, alguém que você gostaria de ter um relacionamento mais sério e não apenas manter como amigo.

BIO

É o apelido de biografia. Significa o local em que suas informações pessoais (ou informações de PERFIL) estão dentro de uma rede social, por exemplo.

Block

O termo “block” (bloquear, bloqueio) é muito conhecido e extremamente utilizado no Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros, e significa limitar o acesso de uma determinada pessoa (ou grupo de pessoas) ao seu perfil nas redes ou na forma de te contatar.

A pessoa que é bloqueada no Whats não consegue mais contatar quem bloqueou e no Twitter, Instagram, Facebook, etc., fica impedida de acessar seu perfil e suas postagens.

Conta privada

Indica contas de usuários que optaram por limitar o acesso aos seus perfis e postagens. Essa opção pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelas configurações de conta.

Meme

São imagens, expressões, prints, vídeos, gifs, etc., passados em seus posts, a fim de divertir os amigos e cutucar “algumas pessoas”. Existem muitos personagens de memes famosos, como, por exemplo, Chloe, Gretchen, Leonardo Di Caprio, Chapolin.

Screenchot

É a captura de tela, a reprodução da imagem da tela do seu computador ou celular. Popularmente conhecido como “dá um print”.

Selfie

É um autorretrato e se tornou popular na era das fotos digitais. A expressão vem da palavra “self” (eu, própria pessoa) em inglês.

Webinar

São palestras, cursos ou workshops ao vivo, online. A pessoa que está apresentando o Webinar consegue se comunicar com os espectadores por meio de chats.

Emoji

É uma palavra derivada da junção dos seguintes termos em japonês: e (, “imagem”) + moji (文字, “letra”). Com origem oriental, os emojis são ideogramas somados aos smileys (aqueles sorrisinhos) e usados em mensagens eletrônicas, sites e redes sociais. Existem em diversos gêneros: expressões faciais, objetos, lugares, animais, tipos de clima, entre outros.

O que são Hashtags?

São compostas pela palavra-chave do assunto antecedida pelo símbolo cerquilha (#). As hashtags viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, outros usuários podem clicar nas hashtags (ou buscá-las em mecanismos como Google) para ter acesso a todos que participaram da discussão.

Por exemplo, quando um utilizador partilha algo com a hashtag #w3comunicacaointegrada, permite que os utilizadores das redes sociais, ao pesquisarem a mesma hashtag, encontrem esse conteúdo.

As hashtags devem ser curtas, isoladas e descrever a publicação da melhor forma possível.

Como utilizar Hashtags?

Devem ser usadas como indexadores, facilitando buscas futuras por outros usuários. Muitos, no entanto, confundem a criação de um “tema” com destacar individualmente cada elemento de um texto ou foto, usando um grande número de hashtags.

O uso excessivo de hashtags dificulta a leitura da mensagem, proporcionando uma qualidade negativa ao seu conteúdo, podendo até desestimular os seguidores, nas redes sociais.

#TBT

Para quem anda usando #TBT ou #tbt e nem sabe o que é e nem que existe o dia certo para ser usada, preste muita atenção!

Para quem anda usando #TBT ou #tbt e nem sabe o que é e nem que existe o dia certo para ser usada, preste muita atenção!

Esta hashtag muito utilizada em redes sociais significa Throwback Thursday (por isso a abreviatura TBT), que, em português, significa “Quinta-feira de Retrocesso”. É utilizada às quintas-feiras e acompanha uma foto do passado, trazendo lembranças, um sentimento gostoso de saudade, de querer bem.

Avatar

Foto/ imagem de determinado personagem ou de algum animal que representa o usuário em chats ou games online. A palavra também pode representar a sua foto ou o logo de sua empresa em alguns sites e/ou mídias sociais (e profissionais como o Google Meu Negócio ou o LinkedIn).

Bug

Erro, falha ou defeito no código de um programa que provoca mau funcionamento. Facilmente visto pelos usuários quando acessam um portal em que não carregam fotos ou os textos estão ‘criptografados’.

Influenciadores Digitais

São pessoas, personagens, grupos, etc., que se popularizaram criando conteúdo em redes sociais, gerando uma quantidade enorme de seguidores em seus posts. Muitas empresas se valem disso e patrocinam conteúdo para que esses famosos falem ‘bem’ de suas marcas e produtos.

Realidade Virtual

Você sabia que em alguns sites é possível simular como o produto ficaria na sua casa? Legal, não é? São programinhas especiais criados especialmente para auxiliar o consumidor! A sala da sua casa pode estar nesse app e você vai montando a decoração que deseja! O máximo, né? Realidade Aumentada – uma tecnologia que permite que o mundo virtual se misture ao mundo real. O usuário continua vendo o ‘real’, mas que é completado por elementos do ‘virtual’. Lembra da febre do Pokémon Go???  Então, é um excelente exemplo!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x